A eventual ocorrência de cor castanha ou avermelhada na água da torneira está eventualmente associada à presença de ferro na água, situação atribuível a fenómenos de corrosão das tubagens em ferro.
As concentrações de ferro na água distribuída pela Tejo Ambiente EIM cumprem os valores paramétricos exigidos por Lei (<0,2mg/L).
A idade, o estado de conservação e a variação da temperatura das canalizações da rede predial, sobretudo se a rede predial é constituída por tubagens em ferro, podem alterar as características da água, nomeadamente o sabor, o cheiro e a cor.
A responsabilidade pela conservação e manutenção da rede predial pertence aos proprietários, a quem compete manter em bom estado de funcionamento os aparelhos sanitários (incluindo os aparelhos de aquecimento da água) e os dispositivos de utilização.
A responsabilidade da Tejo Ambiente EIM termina no ponto de ligação (ponto de encontro entre a rede pública e a rede predial – geralmente no limite da propriedade privada com a via pública, na válvula do ramal que separa precisamente a rede pública da rede predial).
Recorde-se que não é a Tejo Ambiente EIM responsável por quaisquer alterações das características da água que fornece provocadas pelas tubagens e outros órgãos das redes prediais.