Saneamento

 

A Tejo Ambiente é a entidade gestora responsável pela recolha, drenagem e tratamento de águas residuais, nos municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

Os sistemas públicos de drenagem são basicamente constituídos por emissários, redes de coletores e instalações elevatórias que possibilitam a recolha das águas residuais.

 

A TEJO AMBIENTE (TA) APELA AOS UTILIZADORES DOS SEUS SERVIÇOS QUE FAÇAM UMA DEPOSIÇÃO CORRETA DOS RESÍDUOS QUE COLOCAM NAS CANALIZAÇÕES.

 

Diariamente são despejados erradamente nas canalizações muitos lixos e resíduos que acabam por chegar aos coletores de drenagem, estações elevatórias (EE) e estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

Esta questão é muito relevante devido às problemáticas ambientais inerentes a esta temática, mas também porque esta situação põe em causa, o funcionamento das infraestruturas, provocando desgaste nos equipamentos. Por último, associadas a estas questões surgem as dificuldades quanto às operações de manutenção e limpeza e os encargos elevados na reparação das avarias.

A Tejo Ambiente recorda que a sanita não é um caixote do lixo. A TA destaca que as consequências de práticas incorretas nas canalizações provocam desperdícios de água potável, maus odores, infestações, entupimentos, avarias nas máquinas e equipamentos, encargos com desentupimentos, substituição de canalizações e poluição.

Em tempo de pandemia é importante ter comportamentos que possam garantir a qualidade de vida de cada um de nós e da nossa comunidade. Pela SUA SAÚDE e do NOSSO AMBIENTE, coloque o lixo no caixote, os recicláveis nos ecopontos e os óleos nos Oleões. Lembre-se, pequenos gestos podem fazer a diferença.

 

CONHEÇA COMO CUIDAMOS DAS ÁGUAS RESIDUAIS

 

A Tejo Ambiente reconhece a importância da educação ambiental e por isso, disponibiliza  às escolas, a possibilidade de visitas de estudo.

Para fazer a Marcação de Visitas para a sua escola, basta enviar email para geral@tejoambiente.pt e solicitar uma visita guiada.

 

Nº Avarias: 808 200 376