Controlo de qualidade

A Tejo Ambiente tem consignada nas suas orientações estratégicas a garantia incessante da distribuição de água de qualidade para consumo humano, nos concelhos de Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha, executando por isso a monitorização e controlo da qualidade em todos os sistemas de abastecimento, assegurando o cumprimento das exigências legais.

O Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) para Consumo Humano proposto pela Tejo Ambiente E.I.M. S.A. para o ano de 2023 foi aprovado pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que supervisiona e fiscaliza os Serviços de abastecimento público de água.

A água distribuída aos utilizadores é recolhida em vários pontos de consumo, nomeadamente em torneiras de consumidores, por técnicos devidamente habilitados e as amostras são analisadas em laboratórios acreditados. Todo o controlo de qualidade da água é realizado em cumprimento das disposições constantes na Lei, nomeadamente no que se refere a parâmetros, frequência, periodicidade e métodos analíticos.

Este processo de controlo de qualidade da água surge no cumprimento do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto posteriormente alterado pelo Decreto Lei n.º 152/2017, de 7 de dezembro. Para efeitos do disposto no art.º 17º, do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, publicam-se os resultados analíticos trimestrais obtidos na implementação do Plano de Controlo de Qualidade de Água.

Ferreira do Zêzere

Mação

Sardoal

Tomar

Vila Nova da Barquinha