Perguntas frequentes

O que é a Tejo Ambiente?         

A Tejo Ambiente é a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Médio Tejo. Tem como objetivos garantir o abastecimento da água, o saneamento de águas residuais e a recolha de resíduos urbanos. Esta empresa é composta pelos Municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha. 

O que se pretende com a criação da Tejo Ambiente?

Os objetivos estratégicos subjacentes à criação da Tejo Ambiente são os seguintes:

  • Promover a universalidade dos serviços
  • Assegurar a garantia da igualdade no acesso e a proteção dos interesses dos Utilizadores
  • Promover a qualidade do serviço
  • Garantir transparência e acesso à informação
  • Promover a proteção da saúde pública e do ambiente
  • Promover a eficiência e melhoria contínua
  • Contribuir para a promoção da solidariedade económica e social, do correto ordenamento do território e do desenvolvimento regional.

Como será feito o atendimento ao Utilizador em cada município?

Cada município vai ter um posto de atendimento e um centro operacional, de forma a assegurar a capacidade de resposta e a proximidade ao Utilizador.

O que vai mudar para os Utilizadores dos SMAS de Tomar?

Os Utilizadores com contratos celebrados com os SMAS de Tomar passam a ter contrato com a Tejo Ambiente de forma automática e cómoda. Todos os serviços que eram assegurados pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Tomar passam a ser assumidos pela Tejo Ambiente. Os Utilizadores existentes à data não têm de proceder a qualquer alteração.

O que vai mudar para os Utilizadores dos Municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal e Vila Nova da Barquinha?

Os Utilizadores dos Municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal e Vila Nova da Barquinha, não terão de proceder a qualquer alteração. Todos os serviços que eram assegurados pelos municípios mencionados, passam a ser assumidos pela Tejo Ambiente.

Os tarifários que permitem desconto na fatura da água vão manter-se?

O tarifário para famílias numerosas e social vão continuar a existir e a ser aplicados. 

Como é que os Utilizadores podem fazer os pagamentos da fatura?

Os Utilizadores podem pagar as suas faturas utilizando as referências multibanco constantes das mesmas, em qualquer dos postos de atendimento da Tejo Ambiente, ou, através de débito direto.

Os Utilizadores com o débito direto ativo têm de fazer alguma alteração?

O débito direto continua ativo. No entanto, na eventualidade de pretenderem cancelar o débito direto e proceder ao pagamento pelos métodos alternativos, devem informar os serviços da Tejo Ambiente, por escrito, até ao dia 29 de fevereiro de 2020.

Onde podem ser feitos os contratos de abastecimento de água?

Os munícipes de qualquer concelho integrante da Tejo Ambiente, podem fazer o seu contrato de abastecimento de água em qualquer posto de atendimento da empresa (Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha).

Os acordos de pagamento que estão em vigor vão continuar a existir?

Sim, os acordos de pagamento em vigor, que estejam a ser cumpridos pelos Utilizadores dos SMAS de Tomar, bem como dos restantes municípios constituintes da Tejo Ambiente, continuarão a existir.

Onde fica o Balcão de Atendimento da Tejo Ambiente em Tomar?

O Balcão de Atendimento, no início do ano de 2020, permanecerá no mesmo local, no edifício dos Paços do Concelho.

Onde fica o Balcão de Atendimento da Tejo Ambiente em Ourém?

O Balcão de Atendimento da Tejo Ambiente em Ourém estará situado no Edifício Paço do Conde, localizado na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, 2490-548 Ourém (junto ao cineteatro).