RSU – Resíduos Sólidos Urbanos

Deve ser uma preocupação de todos mantermos o espaço público limpo e o primeiro passo para que isso aconteça é colocarmos nos locais próprios os resíduos que produzimos, evitando assim problemas de mau cheiro e de saúde pública que quando acontecem prejudicam toda a comunidade.

 

 

 

RESÍDUOS INDIFERENCIADOS

Os resíduos indiferenciados são os resíduos sólidos urbanos provenientes da recolha indiferenciada e são vulgarmente conhecidos por “lixo doméstico”.

São resíduos que não podem ser separados para reciclagem, que se depositam nos baldes e contentores de lixo postos à disposição de toda a população nos mais diversos lugares dos municípios que integram a Tejo Ambiente.

Estes resíduos são recolhidos pela Suma e para que a recolha e tratamento destes resíduos seja o mais adequado e o menos prejudicial para o ambiente devemos todos colaborar adotando os seguintes comportamentos:

  • Coloque só no contentor só o lixo que não possa ser reciclado;
  • Antes de colocar o lixo no contentor meta-o dentro de um saco de plástico bem fechado;
  • Não coloque nos contentores resíduos incandescentes e cinzas, tóxicos ou perigosos;
  • Não coloque no contentor animais mortos;
  • Não se esqueça de fechar a tampa do contentor;
  • Sempre que verificar alguma anomalia no contentor informe a Tejo Ambiente pelo telefone 249 247 700 ou pelo e-mail para geral@tejoambiente.pt.

 

Relativamente às informações do serviço para cumprimento do artigo nº39 do regulamento das relações comerciais dos serviços de águas e resíduos (regulamento 594/2018) e para cumprimento da “alínea i) Horários de deposição e recolha de resíduos e tipos de recolha utilizados com indicação das respetivas áreas geográficas”, esclarecemos que  em todos os municípios da área de abrangência da Tejo Ambiente a recolha é de proximidade, com frequência de segunda a sábado com exceção da cidade de Fátima onde a recolha é de segunda a domingo.

Nos municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal e Vila Nova da Barquinha, a recolha tem o horário das 5h às 12h e no município de Tomar das 18h à 1h.

Para cumprimento da “alínea j) Informação sobre o destino dado aos diferentes resíduos recolhidos”, esta empresa intermunicipal esclarece que os resíduos urbanos recolhidos pela Tejo Ambiente são entregues diariamente em estações de transferência das entidades em alta responsáveis pela gestão dos mesmos, a saber:

  • Município de Ourém – Valorlis
  • Município de Ferreira do Zêzere, Tomar e Vila Nova da Barquinha – RSTJ
  • Município de Mação e Sardoal – Valnor.